Por que cada vez mais pessoas estão buscando terapia?

Categoria dos serviços do psicólogo: psicoterapia
Por que cada vez mais pessoas estão buscando terapia?

Encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é o melhor caminho para uma rotina mais saudável. O que muita gente não sabe, ou desconfia de seus efeitos, é que buscar terapia com um psicólogo facilita bastante nesse processo.

Com certeza você tem um amigo ou conhecido que faz psicoterapia. Isso porque todo ser humano tem problemas e vivencia situações que causam descontentamento, estresse e angústia. Seja no trabalho, na família ou entre amigos, quase ninguém está imune.

Ficou curioso em saber como funciona a terapia e por que tanta gente está fazendo? Continue a leitura!

Afinal, o que é a terapia?

Se engana quem pensa que buscar terapia significa procurar alguém simplesmente para contar seus problemas e dificuldades cotidianas. Na realidade, a psicoterapia é uma via de mão dupla, na qual o paciente se autoajuda e é ajudado.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo para realizar psicoterapia, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

A relação entre cliente e terapeuta se estabelece a partir dos princípios da psicologia. Um deles é o sigilo, que faz parte do código de ética dos psicólogos. Por isso, esse relacionamento se diferencia dos que são estabelecidos com amigos e família.

Com base no diálogo, a terapia apresenta um ambiente onde é possível falar com alguém que é isento das relações que te cercam. Assim, profissional e paciente discutem juntos os hábitos e comportamentos que estão em desacordo ao objetivo de manter uma vida melhor.

Nesse mesmo caminho, ambos tentam encontrar as abordagens mais adequadas a cada tipo de situação. Aos poucos, o cliente pode assumir o controle dos desafios e levar ao consultório novas demandas – mas talvez com uma visão mais esclarecida.

Quais são os tipos de terapia?

A psicoterapia pode ser direcionada a diversas problemáticas, desde aquelas consideradas simples (como crise de identidade e de relacionamentos) até as mais complexas (como crises de pânico, depressão, síndrome de burnout, anorexia, fobias, etc).

Por isso, existem vários formatos de terapias, que são aplicadas por profissionais que se especializam no atendimento a determinado grupo de pessoas. São alguns exemplos:

  • Terapia individual;
  • Terapia de casal;
  • Terapia infantil;
  • Terapia comportamental;
  • Terapia domiciliar;
  • Terapia para adolescentes;

Por que mais pessoas têm buscado a terapia?

Agora que você entendeu o que é terapia e quais são os tipos mais comuns de abordagem, precisamos falar sobre o aumento na procura por esse atendimento. Crise econômica, dependência tecnológica, crises conjugais e vários outros fatores estão impulsionando a busca pela terapia.

Na verdade, a vida contemporânea em geral tem feito surgir inúmeros motivos para buscar um psicólogo, não é mesmo? Outros dois aspectos são a divulgação massiva e a facilidade de acesso, que tornaram a psicoterapia mais conhecida entre as diferentes classes sociais.

Os benefícios da psicoterapia

Entre os benefícios da psicoterapia estão:

  • Desenvolver o autoconhecimento e a autogestão emocional;
  • Adquirir autonomia para controlar as mais diversas situações;
  • Ter a capacidade de desenvolver novas abordagens;
  • Despertar a empatia, a assertividade e o proativismo,
  • Criar formas de tolerar as adversidades e aprender com elas.

Percebe como, ao buscar terapia, o paciente sustenta mudanças proporcionadas pelo seu próprio comportamento? Claro que cada pessoa tem o seu ritmo e as suas necessidades. Por isso, como sempre falamos, não existe receita mágica ou regra.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.