Terapia Cognitivo Comportamental

Terapia Cognitivo Comportamental

A TCC, ou mais conhecida como Terapia Cognitivo-Comportamental, tem sido procurada em clínicas de psicologia cada vez com mais frequência. Isso porque se trata de uma abordagem mais diretiva, com menos tempo de duração do tratamento e focada no problema exato que o paciente traz ao terapeuta.

O objetivo da terapia cognitiva comportamental é nos mostrar que o que tem influência sobre nós não são diretamente os acontecimentos e situações diárias, mas sim a forma que interpretamos cada uma dessas situações.

Valor Consulta Psicóloga Andrea






Não quero informar nome ou e-mail





Como?

A terapia cognitivo-comportamental acredita que nós somente temos um comportamento após passar pela etapa do pensamento, que nos leva a ter uma emoção e, a partir daí, agir de acordo com esta emoção. Ou seja, quando você recebe uma crítica em seu local de trabalho, qual seu pensamento? “ele tem razão, sou mesmo um fracasso, nunca conseguirei nada”; o que você sente? Tristeza; como você se comporta? Isolando-se.

E é exatamente neste aspecto em que a TCC (terapia cognitivo-comportamental) poderá ajudá-lo: evitando que você tenha o pensamento negativo e, consequentemente, evitando que desencadeie uma série de questões e sentimentos negativos em sua vida.

Como é desenvolvida em sessão a terapia cognitivo-comportamental?

Através de testes comportamentais (feitos somente por um profissional capacitado), o psicólogo, em um primeiro momento, identificará qual a frequência de pensamentos negativos de seu paciente, e qual a emoção que mais se manifesta diante destes pensamentos, tais como: raiva, tristeza, ansiedade, medo, entre outras.

Com esta informação, o terapeuta trabalhará com o paciente a forma de o mesmo poder identificar seus pensamentos negativos e desafiá-los automaticamente, quando a situação desagradável surgir.

De que forma a terapia cognitivo-comportamental poderá me ajudar?

O maior foco da TCC é mostrar ao paciente que é possível mudar completamente uma situação, apenas com a forma que ele pensa. Ou seja, a forma que o paciente vê o mundo. Em contrapartida, apesar de parecer simples quando lemos a respeito, desafiar os próprios pensamentos não é tarefa das mais fáceis.

Por isso, a ajuda de um profissional especializado é sempre muito importante, até para que a tarefa de desafiar-se se torne uma rotina e não apenas algo momentâneo, para que, em seguida, volte tudo como era.

Em que momento da minha vida devo buscar essa ajuda?

Em geral, buscar a ajuda de um psicólogo ou o serviço de uma clínica de psicologia é sempre bem-vindo, mesmo que não tenha nada o incomodando no momento. O psicólogo através da psicoterapia irá ajudá-lo na busca do autoconhecimento e equilíbrio emocional, que nos dias de hoje, em meio ao estresse e ansiedade do dia-a-dia, tem se tornado algo cada vez mais frequente.

Com a TCC não é diferente. Lembre-se que a terapia cognitiva comportamental é uma abordagem que foca numa outra forma de entender a questão que o paciente traz, o que não significa que não seja procurada também para tratar com questões passadas que o paciente tem interesse em esclarecer para si mesmo.

Mas, mais do que ir a busca do autoconhecimento, um psicólogo deverá sempre ser contatado quando você sente que algo não está “dentro dos conformes”. Quando percebe que seus pensamentos estão sendo cada vez mais pessimistas em relação às coisas e que isso já está afetando sua rotina e a rotina daqueles que estão à sua volta.

O papel do terapeuta será o de auxiliá-lo a reencontrar o seu “equilíbrio”, e, assim, viver de forma mais saudável e feliz.

Psicólogos que podem lhe ajudar?

Conheça todas as psicólogas e psicólogos clínicos que podem lhe ajudar com sessões de psicoterapia na seção psicólogos. Você pode ver o perfil de cada um, além de ver o valor das sessões e horários para agendamento.

Confira abaixo dezenas de artigos relacionados à Terapia Cognitivo-Comportamental

Assertividade

Assertividade e Psicologia
Assertividade basicamente é o comportamento do ser humano de falar aquilo que lhe desagrada ou desagradou de forma sensata e madura, sem passar por cima dos direitos e do respeito pelo outro

Passividade ou assertividade

Passividade ou assertividade
A passividade e a assertividade são temas que, geralmente, causam desentendimento. A passividade é considerada uma virtude, mas até que ponto seria adequada

Terapia Comportamental

Terapia Comportamental
O que é Terapia Analítico-Comportamental e como funciona. Texto elaborado pela Psicóloga Karina Santos do consultório de psicologia 'Psicólogo e Terapia'

Terapia Cognitiva e Mindfulness

Terapia Cognitiva e Mindfulness
(11) 3213-7287.Zona Sul-Brooklin-Berrini. Mindfulness: estar totalmente focado em uma única tarefa é algo quase inimaginável pra você? Terapia cognitiva

TEPT - Transtorno de Estresse Pós Traumático

TEPT - Transtorno de Estresse Pós Traumático
TEPT - Transtorno de Estresse Pós Traumático é o nome que a medicina dá ao conjunto de reações psicológicas e físicas que podem surgir após um evento traumático. Quando não acompanhado por um psicólogo, tende a se agravar e dificultar o dia a dia da vítima.

TDAH em adultos

TDAH em Adultos
O TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma doença popularmente conhecida por afetar crianças e ser descoberta durante o período escolar. O que muitas pessoas não sabem é que ela pode persistir na vida adulta.

Psicólogo e TCC

Psicólogo e TCC
Psicologa clinica Andreia Aragao com atuação na abordagem TCC

Pessoas Influenciáveis

Pessoas Influenciáveis
Um sujeito influenciável, em um conceito de fácil entendimento, é aquele que possui certo grau de obediência perante regras estabelecidas por outro indivíduo

O que é ingenuidade?

Ingenuidade e Psicologia
Como separar o otimismo da ingenuidade. Uma pessoa ingênua não tem ideia desse estado de consciência e por isso faz uma imagem positiva da vida sem tomar o cuidado de separar o joio do trigo

Pais e Filhos Adolescentes

Pais e Filhos Adolescentes
Pais e Filhos Adolescentes, como cuidar desta relação tão delicada ? A convivência entre pais e filhos adolescentes é, no mínimo, complexa. É preciso paciência, uma boa dose de sabedoria e muita sensibilidade para vivenciar esta experiência sem traumas e com a certeza de que logo estarão adultos e, de preferência, emocionalmente saudáveis.

O equilíbrio da assertividade

O equilíbrio da assertividade - Psicologia
O que é o equilíbrio da assertividade ? Ser assertivo, ou seja, ser firme nas suas opiniões e as defender com muita propriedade não significa ser rude.

Insegurança Profissional

Insegurança Profissional e Psicologia
A insegurança profissional é um entrave para o universo corporativo, sendo responsável por limitações também no crescimento pessoal. É comum que as pessoas tenham receio de expor seus posicionamentos, ideias e dúvidas

Entendendo a Solidão

Entendendo a Solidão
A solidão é um sentimento universal que afeta a todos em algum momento da vida. Segundo o psicólogo as causas da solidão são tão variadas quanto sua intensidade e duração

Cansaço Mental

Cansaço Mental
Cansaço mental é, basicamente, o limite no qual seu cérebro chegou devido a diversos fatores. Chamado também de fadiga mental, esgotamento mental ou Síndrome de Burnout. Veja como um psicólogo pode ajudar

Corpo Perfeito e Psicologia

Corpo Perfeito e Psicologia
A busca do corpo perfeito é, muitas vezes, seguida de frustração. Essa dinâmica pode levar algumas pessoas à depressão. Texto elaborado por psicólogo da clínica de psicologia 

Como lidar com a pressão

Como lidar com a pressão
Sentir-se sob pressão pode ser descrito como uma forma de ansiedade; um sentimento perpétuo de que você é obrigado a entregar resultados

Escolha seu psicólogo e Agende aqui

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.