Terapia Cognitiva Comportamental

A TCC, ou mais conhecida como Terapia Cognitivo-Comportamental, tem sido procurada em clínicas de psicologia cada vez com mais frequência. Isso porque se trata de uma abordagem mais diretiva, com menos tempo de duração do tratamento e focada no problema exato que o paciente traz ao terapeuta.

O objetivo da terapia cognitiva comportamental é nos mostrar que o que tem influência sobre nós não são diretamente os acontecimentos e situações diárias, mas sim a forma que interpretamos cada uma dessas situações.

Como?

A terapia cognitivo-comportamental acredita que nós somente temos um comportamento após passar pela etapa do pensamento, que nos leva a ter uma emoção e, a partir daí, agir de acordo com esta emoção. Ou seja, quando você recebe uma crítica em seu local de trabalho, qual seu pensamento? “ele tem razão, sou mesmo um fracasso, nunca conseguirei nada”; o que você sente? Tristeza; como você se comporta? Isolando-se.

E é exatamente neste aspecto em que a TCC (terapia cognitivo-comportamental) poderá ajudá-lo: evitando que você tenha o pensamento negativo e, consequentemente, evitando que desencadeie uma série de questões e sentimentos negativos em sua vida.

Como é desenvolvida, em sessão, a identificação dos pensamentos negativos sob a ótica da terapia cognitivo-comportamental?

Através de testes comportamentais (feitos somente por um profissional capacitado), o psicólogo, em um primeiro momento, identificará qual a frequência de pensamentos negativos de seu paciente, e qual a emoção que mais se manifesta diante destes pensamentos, tais como: raiva, tristeza, ansiedade, medo, entre outras.

Com esta informação, o terapeuta trabalhará com o paciente a forma de o mesmo poder identificar seus pensamentos negativos e desafiá-los automaticamente, quando a situação desagradável surgir.

De que forma a terapia cognitivo-comportamental poderá, de fato, me ajudar?

O maior foco da TCC é mostrar ao paciente que é possível mudar completamente uma situação, apenas com a forma que ele pensa. Ou seja, a forma que o paciente vê o mundo. Em contrapartida, apesar de parecer simples quando lemos a respeito, desafiar os próprios pensamentos não é tarefa das mais fáceis.

Por isso, a ajuda de um profissional especializado é sempre muito importante, até para que a tarefa de desafiar-se se torne uma rotina e não apenas algo momentâneo, para que, em seguida, volte tudo como era.

Abaixo, seguem alguns textos sobre Terapia Cognitivo-Comportamental e, mais abaixo, outras informações sobre TCC, como ‘Em que momento buscar ajuda’ e ‘psicólogos que trabalham com TCC’.

TCC

Psicologa TCC
Terapia Cognitivo Comportamental
A Terapia Cognitivo Comportamental é uma linha de terapia breve que possui a finalidade de alterar padrões de pensamento. Seu modelo é cientificamente comprovado por meio de estudos. O processo pode levar de três a seis meses onde se trabalha com a criação de estratégias para lidar com o sofrimento. O terapeuta encoraja seus pacientes a entenderem seus problemas e identificarem novas formas…

Terapia Comportamental

Terapia Analítico-Comportamental
Como funciona a Terapia Comportamental
A terapia analítico-comportamental tem como foco a pessoa em seu contexto e como objetivo minimizar o sofrimento de quem procura ajuda através da(s) mudança(s) de comportamento(s) através da psicoterapia. O intuito maior é o de possibilitar autoconhecimento e autonomia para o cliente, ensinando-o na relação …

Terapia Cognitiva e Mindfulness

Terapia Cognitiva e Mindfulness
Sobre a técnica Mindfulness
Estar totalmente focado em uma única tarefa é algo quase inimaginável pra você? De fato, com tantas informações e tecnologia, estamos condicionados a fazer pelo menos duas coisas ao mesmo tempo e “se tempo é dinheiro”, quanto mais produzirmos em tempo recorde melhor. A lógica é boa, a consequência nem tanto…
Pais e Filhos Adolescentes
Como cuidar desta relação tão delicada?
A chegada de um bebê na casa de um casal é um dos momentos mais alegres da vida. Ter crianças em casa dá trabalho, mas também é muito divertido. Mas e quando elas crescem? A convivência entre pais e filhos adolescentes é, no mínimo, complexa. É preciso paciência, uma boa dose de sabedoria e muita sensibilidade para vivenciar esta experiência sem traumas e com a certeza de que logo estarão adultos e, de preferência, emocionalmente saudáveis…
Assertividade
Como manter relações saudáveis
Às vezes, as pessoas com quem convivemos podem nos decepcionar de alguma forma e isso não é nenhum crime. Ou porque falou algo que não foi legal, ou porque agiu de forma impensada – são inúmeras as situações que podem nos gerar…
Cansaço Mental
Muitas vezes chamado de fadiga mental, esgotamento mental ou Síndrome de Burnout. Entenda como ele acontece e o que pode ser feito
Cansaço mental é, basicamente, o limite no qual seu cérebro chegou devido a diversos fatores. Pode ser chamado também de fadiga mental, esgotamento mental ou Síndrome de Burnout. O cérebro não consegue mais raciocinar, solucionar problemas e visualizar coisas boas, pois precisa, de fato…
TDAH em adultos
Dicas para lidar com os problemas mais comuns
O TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma doença popularmente conhecida por afetar crianças e ser descoberta durante o período escolar. O que muitas pessoas não sabem é que ela pode persistir na vida adulta…
TEPT - Transtorno de Estresse Pós Traumático
Como enfrentar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático?
Envolver-se em uma batida de carro que resulte em graves ferimentos ou mortes, a perda de um parente próximo, presenciar ou ser vítima de um ato de grande violência como um assalto ou estupro. Todas essas situações mexem racional e emocionalmente com a pessoa de forma profunda e, em muitos casos, são de difícil recuperação. Essa é a origem do Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), quadro que, quando não acompanhado por um psicólogo, tende a se agravar e dificultar o dia a dia da vítima…
A Busca do Corpo Perfeito e a Psicologia
A Busca do Corpo Perfeito e a Psicologia
Atualmente, presenciamos um movimento de “emagrecer a todo custo”, que definiu de vez o padrão de beleza ocidental. As Américas do Norte, Sul e Central possuem o maior índice de obesidade e transtornos alimentares do mundo. Como tais continentes possuem uma expressiva quantidade de miscigenação e diversidade de origens…
Como lidar com a pressão
Aprenda a lidar com a pressão do dia a dia
Sentir-se sob pressão pode ser descrito como uma forma de ansiedade; um sentimento perpétuo de que você é obrigado a entregar resultados, ao mesmo tempo existe o questionamento constante se você é capaz ou não de atingir as expectativas…
Entendendo a Solidão
Entendendo a Solidão
A solidão é um sentimento universal que afeta a todos em algum momento da vida. As causas da solidão são tão variadas quanto sua intensidade e duração, já que se trata de uma condição que pode acometer qualquer pessoa…
O que é ingenuidade?
Como separar o otimismo da ingenuidade
“Ele é uma pessoa pura que só enxerga o lado bom de todos. A bondade está impregnada em seu ser e por isso consegue ver o que cada pessoa tem de melhor!”.Essa é uma afirmação que muitos fazem quando se deparam com alguém dotado de tamanha pureza, que prefere ver somente o lado bom de seus semelhantes. Infelizmente isso é prejudicial…
Pessoas Influenciáveis
Você faz parte do grupo das pessoas influenciáveis?
Um sujeito influenciável, em um conceito de fácil entendimento, é aquele que possui certo grau de obediência perante regras estabelecidas por outro indivíduo, assim como por uma religião, política ou até mesmo a sociedade…
Insegurança profissional
Quando a insegurança afeta a nossa carreira em potencial
A insegurança profissional é um entrave para o universo corporativo, sendo responsável por limitações também no crescimento pessoal. É comum que as pessoas tenham receio de expor seus posicionamentos, ideias, dúvidas e questionamentos quando estão em uma equipe e isso tende a se agravar se for uma nova equipe ou quando há uma grande pressão para resultados mais expressivos…
O equilíbrio da assertividade
Ser assertivo, ou seja, ser firme nas suas opiniões e as defender com muita propriedade não significa ser rude
É preciso saber equilibrar bem os dois lados da mesma moeda para não se tornar inconveniente e parecer grosseiro na busca pela assertividade. Tanto nas relações de trabalho no ambiente corporativo, quanto nas relações afetivas com familiares e amigos, o ideal é o comportamento que demonstre segurança, mas sem diminuir os demais…
Passividade ou assertividade
A passividade e a assertividade são temas que, geralmente, causam desentendimento
São tantos os conceitos que se espalham, principalmente no mundo corporativo que, às vezes, as pessoas acabam fazendo confusão e até usando equivocadamente alguns deles. A passividade é considerada uma virtude, mas não deve ser levada ao pé da letra em todas as situações. Uma pessoa passiva demais, por exemplo, pode acabar tendo problemas…

Em que momento da minha vida devo buscar essa ajuda?

Em geral, buscar a ajuda de um psicólogo ou uma clínica de psicologia é sempre bem-vindo, mesmo que não tenha nada o incomodando no momento. O psicólogo irá ajudá-lo na busca do autoconhecimento e equilíbrio emocional, que nos dias de hoje, em meio ao estresse e ansiedade do dia-a-dia, tem se tornado algo cada vez mais frequente.

Com a TCC não é diferente. Lembre-se que a terapia cognitiva comportamental é uma abordagem que foca numa outra forma de entender a questão que o paciente traz, o que não significa que não seja procurada também para tratar com questões passadas que o paciente tem interesse em esclarecer para si mesmo.

Mas, mais do que ir a busca do autoconhecimento, um psicólogo deverá sempre ser contatado quando você sente que algo não está “dentro dos conformes”. Quando percebe que seus pensamentos estão sendo cada vez mais pessimistas em relação às coisas e que isso já está afetando sua rotina e a rotina daqueles que estão à sua volta.

O papel do terapeuta será o de auxiliá-lo a reencontrar o seu “equilíbrio”, e, assim, viver de forma mais saudável e feliz.

Psicólogos que podem lhe ajudar?

Conheça todas as psicólogas e psicólogos clínicos que podem lhe ajudar com sessões de psicoterapia na seção psicólogos. Você pode ver o perfil de cada um, além de ver o valor das sessões e horários para agendamento.

Leia também

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.