O que a Terapia de Casal pode proporcionar à relação?

Categoria dos serviços do psicólogo: terapia de casal, relacionamentos, casamento
O que a Terapia de Casal pode proporcionar à relação com consultório do psicólogo em São Paulo

Muitas pessoas relutam em admitir quando têm problemas, sejam eles profissionais, familiares, questões internas ou conjugais.

Esse comportamento acaba causando impactos negativos, principalmente quando os conflitos envolvem uma segunda pessoa. Isso porque um relacionamento a dois é muito complexo: saber qual é a sua parcela de contribuição para o surgimento e desenvolvimento desses conflitos, entender que nem tudo acontece da maneira que você planeja, respeitar o espaço e as limitações do outro e aprender a equilibrar as ações, sabendo a hora certa de ceder e de se valorizar são alguns dos muitos detalhes que fazem a diferença na construção de uma relação conjugal.

Ao perceber que você e o seu cônjuge não estão mais conseguindo dominar a relação e que a vida de casal se tornou sinônimo de brigas, discussões e desentendimentos, está mais do que na hora de procurar a ajuda de um psicólogo.

O aconselhamento conjugal ou a terapia de casal, como também é conhecida, geralmente é vista como uma das medidas “extremas” que os parceiros buscam para tentar reparar os danos de seu relacionamento, quando o mesmo já se encontra em um estado crítico.

Essa é uma ideia equivocada, pois a terapia de casal não serve somente para consertar problemas, mas também pode evitar que pequenas fagulhas se transformem em um incêndio.

Em outras palavras, a terapia de casal pode proporcionar resultados inestimáveis para o relacionamento e não deve ser procurada somente quando as coisas vão de mal a pior. Com a ajuda de psicólogo especializado, é possível superar traumas, curar mágoas e promover o bem-estar dos parceiros.

No artigo de hoje você entenderá melhor o que é terapia de casal e que tipo de resultados ela pode proporcionar.

O que é a terapia de casal?

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo para terapia de casal, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

A terapia conjugal ou de casal consiste em uma tratamento em que há a participação dos dois parceiros de uma relação, com o intuito de melhorar sua interação ou vencer dificuldades específicas que estejam vivendo. Seja em um casamento, namoro ou noivado, a terapia de casal pode oferecer auxílio para colocar o relacionamento de volta nos trilhos.

Com a ajuda de um profissional especializado (em geral um psicólogo ou terapeuta), os envolvidos na relação devem identificar as causas dos conflitos e determinar quais mudanças devem acontecer para que ambos fiquem satisfeitos, seja na forma de se relacionarem, seja em suas mudanças pessoais.

A terapia não tem uma solução “mágica” para resolver todos os problemas entre o casal, mas pode mostrar o caminho para que os parceiros se entendam melhor, identifiquem as suas dificuldades e saibam como trabalhá-las adequadamente.

Vale ressaltar, ainda, que esse o psicólogo utiliza uma série de abordagens, como recursos educacionais, componentes de mediação e técnicas de terapia individual (dependendo de quais dificuldades forem enfrentadas), para que o casal aprenda a se comunicar, a enxergar o ponto de vista alheio e a interagir com respeito.

Objetivos que podem levar casais a procurar a terapia conjugal

  • Equilibrar as diferenças individuais dentro do relacionamento;
  • Melhorar a comunicação;
  • Aprender a dividir as obrigações dentro da relação;
  • Identificar metas e objetivos em comum;
  • Acabar com a competição;
  • Desenvolver estratégias para fortalecer a união e manter o compromisso;
  • Melhorar a vida sexual;
  • Superar uma traição;
  • Melhorar a qualidade geral do relacionamento, obtendo satisfação matrimonial;
  • Entender as necessidades do outro.

Para alcançar esse tipo de objetivo é preciso encontrar as raízes dos problemas e buscar soluções de maneira assertiva, além de resolver questões associadas à falta de afetividade e dependência emocional.

Além disso, é preciso equilibrar as diferenças individuais, compreender as necessidades um do outro e, é claro, buscar uma reconciliação sincera.

Quais benefícios e resultados a terapia de casal pode proporcionar?

Os benefícios que a terapia de casal pode proporcionar são inúmeros e fundamentais para a relação, podendo variar de acordo com o perfil dos envolvidos. De qualquer forma, dentre os principais podemos citar:

  • muda a perspectiva do relacionamento;
  • recondiciona os comportamentos disfuncionais;
  • aproxima o casal, estimulando os envolvidos a expressar seus sentimentos sem receio de repressão;
  • melhora a intimidade entre os dois, promovendo resultados positivos até mesmo na hora de manifestar prazer sexual;
  • ressalta os pontos positivos da relação, como forma de auxiliar o casal a persistir e resistir perante crises e problemas.

Lembrando que os resultados dependem do nível de envolvimento de ambos os parceiros e o compromisso com todo o processo terapêutico.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • O amor nasce ou ele se constrói?

    O amor nasce ou ele se constrói com consultório do psicólogo em São Paulo
    O amor nasce ou ele se constrói ? O casal sempre deve levar em consideração que o amor precisa de dedicação diária. Quando este fato é esquecido, a ajuda de uma terapia com psicólogo pode salvar o amor que está se partindo.
  • Terapia de Casal SP

    Terapia de Casal SP com consultório do psicólogo em São Paulo
    Terapia de casal SP ou em São Paulo é uma das procuras mais crescentes nos consultórios de psicologia. Entenda como funciona a terapia de casal e conheças os psicólogos e psicólogas
  • Como manter o seu relacionamento saudável

    Como manter o seu relacionamento saudável com consultório do psicólogo em São Paulo
    Como manter o seu relacionamento saudável ? Manter um relacionamento conjugal é um exercício diário e nem sempre é fácil. Prova disso são os inúmeros casamentos que terminam em divórcio.

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.