Terapia de Casal

Terapia de Casal em São Paulo

A Terapia de Casal é uma modalidade de terapia indicada para problemas enfrentados no relacionamento. Ela pode auxiliar o casal a resolver seus conflitos e diferenças, a estabelecer uma comunicação sadia, retomar pontos fortes do relacionamento e a restabelecer a qualidade da relação, seja no namoro, noivado ou casamento.

Ela é indicada para todo tipo de casal, independente do tempo que estejam juntos, do gênero ou se moram juntos ou não. Seu foco é voltado para o casal, para sua interação, os problemas atuais e as dificuldades que estão tornando o relacionamento difícil.

Alguns problemas que geram crises nos relacionamentos

Problemas de comunicação são frequentes entre casais, muitas vezes os parceiros apresentam estilos diferentes, algumas pessoas são expansivas, outras reservadas, outras explosivas, enfim, no relacionamento e convivência diária é comum que a comunicação fique prejudicada. Questões financeiras também afetam o relacionamento, “o amor em uma cabana” pode ser bonito de ouvir em uma canção mas a realidade é que preocupações com a falta de dinheiro, desentendimentos sobre como gastar ou quando guardar dinheiro, por exemplo, podem trazer conflitos entre o casal.

Falta de tempo também é um vilão nos relacionamentos. Com as constantes demandas em outras áreas da vida, as pessoas acabam por priorizar outros compromissos, obrigações e reponsabilidades e assim negligenciam o tempo do casal, o fazer juntos, a atenção para o parceiro(a) e com isso o relacionamento esfria, as pessoas se distanciam e nem percebem. Essa falta de tempo pode ter várias causas, desde questões profissionais até mesmo a chegada dos filhos, sendo essa uma mudança que merece atenção! Muitos casais quando se tornam famílias (chegada dos filhos) esquecem que são parceiros e se tornam pais e mães. Ter filhos é maravilhoso, mas o casal precisa ficar atento para não tornar os filhos o foco central do relacionamento.

Problemas envolvendo a área sexual, a ausência de afinidades, infidelidade, expectativas não correspondidas sobre o outro, falta de demonstrações de afeto, famílias nucleares (sogros, cunhados, etc.) também afetam o relacionamento se não forem conversados, esclarecidos e resolvidos pelo casal.

Como a terapia de casal acontece e no que ela pode ajudar?

Na terapia de casal ambos os parceiros participam. As sessões ocorrem geralmente uma vez por semana com duração de 50 minutos a uma hora. São realizadas sessões com o casal e individuais conforme a necessidade para que a terapeuta possa obter as informações necessárias inicialmente e posteriormente conduzir as intervenções terapêuticas.

Alguns dos objetivos na terapia podem ser:

  • melhorar a qualidade do relacionamento e a satisfação do casal;
  • melhorar a comunicação;
  • aprender a negociar e equilibrar as diferenças de cada um dentro do relacionamento;
  • identificar afinidades e objetivos em comum;
  • aprender a dividir e compartilhar as responsabilidades do relacionamento;
  • acabar com a competição;
  • melhorar a vida sexual;
  • compreender as necessidades do outro;
  • superar a infidelidade ou traição.

A terapia de casal não é uma formula mágica para fazer os problemas desaparecerem, ela é um processo estruturado e voltado para a resolução de problemas e conflitos, maior autoconhecimento, e controle emocional.

Todas as pessoas merecem ter relacionamentos saudáveis em que se sintam bem ao lado da pessoa que escolheram. Caso seu relacionamento esteja saindo dos trilhos, não espere que o trem descarrilhe completamente, procure a ajuda de uma psicóloga.

Não permita que os problemas no seu relacionamento transformem o relacionamento em um problema na sua vida!

Autora: Andrea Ferreira (Psicóloga CRP 06/113065)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.