Terapia de Casal – Quando Buscar Ajuda

Categoria dos serviços do psicólogo: terapia de casal, relacionamentos, casamento
Terapia de Casal - Quando Buscar Ajuda

Cada vez mais no consultório a procura pela terapia de casal tem aumentado. Além de ser uma das áreas mais estudadas e desenvolvidas nos últimos tempos, a procura por melhora/mudanças nas relações entre as pessoas também tem ganhado grande importância.

Do mesmo modo que na terapia individual considera-se a história de vida do paciente, na terapia de casal deve-se olhar para a história do relacionamento, lembrando que cada casal é único, para que sejam planejadas intervenções compatíveis com o que acontece com os parceiros.

Quando é necessário buscar ajuda profissional?

A terapia de casal se faz necessária principalmente porque se fala aqui de duas vidas que, até então, tinham histórias diferentes e estavam acostumadas a viver ao seu modo, mas que passam a viver juntas. Com a decisão de dividir o mesmo teto e acordar todos os dias ao lado da mesma pessoa, ocorrem mudanças no estilo de vida que nem sempre estamos preparados a lidar.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo para terapia de casal, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

As queixas são diversas, que podem ser desde a escolha por ter ou não filhos, o modo com que o marido fala com a esposa ou vice versa, ou, até mesmo, o quanto coisas externas estão interferindo na relação do casal, como atividades de lazer, círculo de amizades, uso da tecnologia, dentre outras.

Ao buscar ajuda profissional, entende-se que o casal já deu um grande passo em busca de melhorar o relacionamento, o que é fundamental para o início do processo terapêutico e deve ser reconhecido pelo terapeuta.

Objetivos com a terapia de casal

Nas consultas tudo o que envolve o casal, desde as famílias de origem e o ambiente em que costuma viver, será analisado. O objetivo do terapeuta diante do casal será ajudá-lo a entender quando e como as “dificuldades” começaram e como estão afetando a vida a dois, para, então, capacitá-lo a analisar as situações e a encontrar formas de administrá-las.

Cabe ressaltar que na terapia de casal o paciente é o casal, são as duas pessoas que juntas estão tentando melhorar ou mudar algo na relação, ainda que a individualidade dos parceiros também seja levada em consideração. A partir daí, espera-se que o trabalho terapêutico apresente resultados positivos ao casal, como por exemplo, a capacidade de lidar com as diferenças e conseguir administrá-las a favor da relação.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Karina Santos (Psicóloga CRP 06/114474)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.