Transtorno de Ansiedade Social e Fobia Social

Categoria dos serviços do psicólogo: pânico, medo, fobia
Transtorno de Ansiedade Social

O Transtorno da Ansiedade Social (TAS) ou fobia social é um problema muitas vezes mascarado sob o título da timidez ou de a criança ser “quietinha”, mas é preciso atenção desde seus primeiros sinais para que não se torne um grande problema no futuro.

Como ele costuma aparecer na adolescência, sem os cuidados terapêuticos a TAS pode evoluir para um isolamento que, por sua vez, pode desencadear outros transtornos, como depressão, estresse, alcoolismo e consumo de drogas em geral, e até problemas financeiros.

Não é incomum a vida profissional ser afetada pela dificuldade de relacionamento interpessoal e pela incapacidade de se relacionar no ambiente de trabalho, trazendo prejuízos graves.

É preciso atenção aos sintomas

Os primeiros sintomas podem ser difíceis de serem detectados, por isso os cuidados dos pais em manter um relacionamento estreito de confiança com os filhos é essencial para identificar o problema.

A TAS faz com que o indivíduo sinta-se constantemente julgado em seus mínimos detalhes e atitudes pelas outras pessoas, seja pela sua aparência, sua forma de vestir, de falar, de comer – e até mesmo pelo seu estado apreensivo.

A vida social torna-se um pesadelo e ele tende ao isolamento, restringindo a quantidade de pessoas com as quais faz contato fora do seu ambiente familiar, ainda que em grupos pequenos.

Fobia é frequente entre homens e mulheres

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões de pânico, medo ou fobia, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Bastante frequente na população, na mesma proporção entre homens quanto em mulheres, a fobia social costuma apresentar alguns sintomas físicos, como suor excessivo, tremor, rubor facial, respiração ofegante, distúrbios estomacais, sensação de desmaio, palpitações, dor de cabeça e diarreia.

Como sua ocorrência pode ser considerada comum, é comum também a pessoa ser tratada apenas como “diferente” pelos demais. No entanto, além de não acabar sozinha, a fobia social pode desencadear outros males, abrindo as portas inclusive para o alcoolismo e o uso de drogas quando o indivíduo percebe que essas substâncias o fazem sentir-se mais confortável e seguro diante das outras pessoas.

Tratamento inclui abordagens distintas

O tratamento, por outro lado, deve ser iniciado em qualquer idade em que o Transtorno de Ansiedade Social seja percebido, de preferência ainda na adolescência. Ele é composto por uma combinação de psicoterapia com o uso de medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos, podendo, nos casos mais graves, incluir ainda o uso de betabloqueadores e anticonvulsivantes.

Já a psicoterapia mais indicada deve combinar duas modalidades distintas, ou seja, deve ser cognitiva comportamental. Através dela será realizado um trabalho cognitivo, sobre o entendimento do porquê e como surgem os pensamentos irracionais, e comportamental, fazendo o paciente compreender que seu comportamento pode ser modificado, trazendo mais conforto através do treinamento de algumas de suas habilidades.

Terapia leva mais qualidade de vida ao paciente

O importante é que, tanto os pais de adolescentes considerados muito tímidos ou “diferentes” fiquem atentos ao problema, como a própria pessoa adulta que sente carregar dentro de si este tipo de fobia, procure ajuda especializada de um psicólogo.

Através da terapia cognitiva comportamental é possível não apenas tratar os casos iniciantes, evitando que a TAS influencie negativamente no dia a dia do futuro adulto, como garantir ao paciente adulto mais qualidade de vida através da possibilidade da inclusão social sem traumas.

Medo de Avião
    Por que as pessoas têm medo de avião se voar é considerado o meio de transporte mais seguro existente no mundo?

Claustrofobia: suas causas e acompanhamento do psicólogo
    A claustrofobia é um distúrbio psicológico ligado ao medo de permanecer em locais fechados, consultório do psicólogo localizado em São Paulo, Brooklin
  • Fobia Social

Fobia Social - sintomas e tratamento
    A Fobia Social caracteriza-se por sintomas de ansiedade intensos perante situações sociais. Conheça os sintomas e saiba quando buscar ajuda.

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)