Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Julia Maschio - Psicólogo CRP 06/195216

Para você que ainda não conhece, as soft skills são um grupo de competências ou de habilidades que um profissional possui.
Com a modernização das relações de trabalho, as empresas também estão evoluindo e, com isso, se tornando cada vez mais exigentes.
Neste artigo, te mostraremos como essas habilidades são essenciais para qualquer área profissional, citando as mais requisitadas e apresentando dicas de como desenvolvê-las. Continue a leitura e aprenda com a gente!
O que são soft skills?
As soft skills são as competências comportamentais que um indivíduo apresenta e que, apesar de serem características particulares ou pessoais deste, podem ser aplicadas como um diferencial na vida profissional.
Em outras palavras, soft skills são as habilidades da vida pessoal, mas que são utilizadas também no ambiente de trabalho.
Principais soft skills para o mercado de trabalho
Seja para conseguir uma promoção ou mesmo para conquistar uma vaga de emprego, demonstrar quais são as suas soft skills pode ser um diferencial que te destaca de outros profissionais ou candidatos.
Por tal razão, separamos abaixo algumas das soft skills mais procuradas no mercado de trabalho. Confira:
1. Comunicação
Comunicar-se bem com outras pessoas é muito importante para a vida como um todo, sendo que, no ambiente profissional não seria diferente.
Vale dizer que, além de comunicar-se bem, é igualmente preciso ouvir com atenção o que o outro tem a dizer, o que auxilia no networking e na troca de informações eficaz, fator relevante para a rotina de uma empresa.
2. Empatia
Esta competência está diretamente ligada à habilidade da comunicação, pois, por meio dela, a pessoa consegue se colocar no lugar do outro e, com isso, compreender e acolher no que for necessário.
Ao levar em consideração a história do próximo, tratando-o com respeito e educação, o profissional contribui para que a cultura organizacional da empresa seja mais saudável, especialmente porque torna-se possível uma ajuda mútua entre os membros da equipe.
Desta forma, ao surgirem conflitos internos, a comunicação ocorre de um modo mais compreensível, com diálogos apropriados e com maiores chances de resolução dos impasses.
3. Inteligência emocional
Essa competência é frequentemente buscada no mercado de trabalho, já que, por meio dela, além de entender e controlar suas próprias emoções, o profissional também consegue perceber os sentimentos de outras pessoas.
Um indivíduo com inteligência emocional escuta ativamente a situação do outro, colocando-se no lugar deste, assim como tem um bom controle emocional sobre si para agir assertivamente diante de certos contextos.

4. Organização do tempo
O uso de técnicas para uma boa gestão do tempo é bem visto pelas empresas na análise de um colaborador, já que permite que este organize de forma eficaz suas atividades pessoais e profissionais.
Essa habilidade favorece não apenas o dia a dia profissional do indivíduo e a qualidade dos serviços prestados à empresa, mas, ainda, é benéfica para a saúde mental, pois atua na prevenção do estresse e ansiedade para realizar as funções designadas.
5. Criatividade
Um profissional criativo está sempre em busca de melhorias e inovações para benefício da empresa, fazendo o que for possível com os recursos ao seu alcance.
As instituições valorizam pessoas criativas, pois o aprimoramento do conhecimento e as experiências vividas fazem com elas exerçam suas atividades com excelência, se destacando pela produção de bons ou melhores resultados a partir de suas convicções.
6. Resiliência
Aliada à habilidade de inteligência emocional, a resiliência ajuda a encarar os problemas com outros olhos, lidando com eles sem desistir. Ainda que seja difícil, o profissional consegue ser maduro, recomeçar e superar as adversidades.
A pessoa resiliente sabe que os erros acontecem em qualquer fase de aprendizagem, no entanto, ela também acredita que pode conseguir fazer bom uso das experiências vividas e levar o que aprendeu para resistir às dificuldades.
Portanto, esta característica de comportamento mostra a aptidão para adaptar-se a momentos ou situações imprevistas sem perder o foco, pelo contrário, mostrando-se passível a reflexão e a capacidade de se reinventar.
7. Ética
Agir com ética significa que a pessoa preza ou acredita que deve utilizar um grupo de valores e princípios para qualquer ambiente em que esteja, inclusive no ambiente de trabalho.
Empresas sérias valorizam colaboradores com competência comportamental ética, especialmente porque tendem a serem bons profissionais e, por consequência, atuarem bem dentro da empresa.
Como desenvolver essas habilidades?
As soft skills são características comportamentais que podem ser desenvolvidas, mas a pessoa precisa atentar-se aos seus próprios comportamentos para obtê-las e conseguir melhorar continuamente.
Abaixo, listamos algumas dicas de como desenvolvê-las e tornar sua jornada corporativa a melhor possível:
- Aquisição de conhecimento: investir em formações específicas é fundamental para o desenvolvimento de habilidades comportamentais, seja para temas gerais ou específicos.
- Saber por onde começar: é preciso que o profissional saiba o caminho mais apropriado para iniciar sua jornada de desenvolvimento.
- Autoconhecimento: pessoas que sabem reconhecer suas particularidades, objetivos, dificuldades e interesses conseguem aplicar mais adequadamente os seus conhecimentos.
- Colocar em prática: a teoria não é suficiente para desenvolver as soft skills. Assim, busque maneiras de melhorar sua comunicação e fortalecer sua inteligência emocional, por exemplo.
- Faça terapia: abordagens terapêuticas são ideais para auxiliar no processo de desenvolvimento de habilidades comportamentais. Por meio delas, o psicoterapeuta oferece suporte para aprimorar a autoconsciência, as características de comportamento, além de proporcionar feedbacks adequados e sugerir melhorias.
Por isso, vale a pena investir no aprimoramento de suas habilidades comportamentais.
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Autor: psicologa Julia Maschio - CRP 06/195216Formação: Júlia Maschio é psicóloga pós-graduada em Psicopatologia Fenomenológica pela Santa Casa de São Paulo. Atende adultos, casais e adolescentes em questões de ansiedade, autoestima, luto, estresse e relacionamentos, com escuta sensível e olhar humano...
















