Newsletter
Assine Aqui

Depressão: o que é e como tratá-la

Categoria dos serviços do psicólogo: depressão
Como tratar a depressão

Você já deve ter ouvido ou até mesmo dito para alguém que depressão é “frescura”, que quem sofre de depressão é por falta do que fazer, preguiça, dentre outras afirmações que menosprezam o quadro clínico depressivo e que podem, inclusive, tardar o tratamento.

O que é Depressão?

A depressão, ao contrário do que muito se ouve por aí, é uma doença psiquiátrica que faz parte da cadeia de enfermidades que atinge milhões e milhões de pessoas no mundo todo.

Em quem se manifesta a Depressão

A depressão cada vez mais tem sido manifestada em diversas fases da vida (infantil, adulta e velhice) e em pessoas de classes sociais, por exemplo, distintas, o que deixa claro que independentemente se pertence à alta sociedade ou não, se possui nível escolar superior ou não, se tem bens materiais ou não, corre-se o risco de ser “afetado” por esta doença que ora se manifesta com mais intensidade e ora não.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões de depressão, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Diferente de episódios de tristeza, nos quais é comum a pessoa se sentir amargurada por viver dificuldades econômicas, morte de alguém querido, frustação no trabalho etc., e que ainda assim tem condições de lidar com as circunstâncias e encontrar uma alternativa melhor para viver, no quadro depressivo, as chances de uma pessoa conseguir se recuperar das rasteiras da vida e seguir em frente sem ajuda, são quase nulas.

Como tratar a Depressão

Após o diagnóstico, o tratamento consiste em acompanhamento médico periódico e, paralelamente, ocorre a psicoterapia, que costuma ser muito eficaz nos quadros mais leves dispensando o uso de medicação nesses casos. Já quando o quadro depressivo é caracterizado de maior gravidade, geralmente quando compromete o bem estar da própria pessoa e/ou com quem convive, a utilização de antidepressivos se faz necessária mediante prescrição médica.

Para que a eficácia do tratamento tenha maior chance de acontecer, é importante que o diagnóstico seja precoce, o que diminuirá mais rapidamente o sofrimento do paciente. Portanto, se você se sente muito triste, desanimado, sem prazer de viver, procure ajuda profissional, quanto antes tiver auxílio, mais rápido poderá retomar a vida que vivia.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Depressão de Fim de Ano

    Depressão de Fim de Ano
    Depressão de Fim de Ano é mais comum do que se imagina. As festividades de fim de ano geralmente representam uma época de diversão e celebração, mas para muitas pessoas isso nem sempre acontece.
  • 5 sinais que podem indicar depressão

    Sinais que podem indicar depressão
    A depressão é uma doença silenciosa e cercada de preconceitos, o que a torna ainda mais grave. Confira 5 sinais que podem indicar depressão
  • Bipolaridade ou oscilação de humor?

    Bipolaridade ou oscilação de humor e psicologia
    A Bipolaridade vem sendo detectada com mais frequência nos últimos anos. Porém, nem toda troca de humor repentina leva a um quadro de bipolaridade. 

Autora: Thaiana Brotto (CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.