O que é Ansiedade

Categoria dos serviços do psicólogo: ansiedade
Ansiedade

O que é Ansiedade

A ansiedade é um estado onde prevalece a incerteza e a angústia, caracterizadas pelo sentimento de medo e insegurança. Ela é uma reação normal diante de determinadas situações, tais como em entrevistas de emprego, pois prepara a pessoa para enfrentar um desafio. A ansiedade em nível adequado proporciona motivação pessoal e profissional. A ansiedade em excesso paralisa, inquieta e perturba. A pessoa pode sentir ansiedade na maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente, podendo ser tão desconfortável para ela que começa a evitar situações simples do seu dia a dia.

Sinais e Sintomas de Ansiedade

Dentre os sintomas físicos que a ansiedade pode causar estão a taquicardia, a sudorese, os temores, a tensão muscular e as dores de cabeça. Outros sinais da ansiedade podem se manifestar de formas diferentes para cada pessoa, mas em geral, causam fadiga, irritabilidade, insônia, além de dificuldade de concentração. Os transtornos de ansiedade apresentam sintomas mais intensos do que na ansiedade normal do dia a dia. Elas tendem a aparecer como:

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões de ansiedade, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

• medo de alguma situação em particular
  • sensação de que algo ruim vai acontecer
  • preocupações ou medos exagerados
  • falta de controle sobre pensamentos e atitudes

Tratamento para Ansiedade

O tratamento compreende o auxílio de um profissional, por meio do processo terapêutico no qual poderá auxiliar na análise das situações, bem como dos pensamentos distorcidos que os acompanham, visando o controle da ansiedade e facilitando a mudança no estado de humor e no comportamento.

O tratamento contra ansiedade auxiliará a enfrentar e buscar novas resoluções para os problemas, reconhecendo padrões de comportamento repetitivo, reconsiderando a história de vida a partir de um novo olhar e aperfeiçoando o autoconhecimento e o amadurecimento pessoal.

A terapia cognitivo-comportamental tem apresentado bons resultados no controle da ansiedade, uma vez que colabora para que o paciente possa compreender seus medos e inseguranças, de forma a construir junto com o terapeuta um caminho para novas formas de pensar e enfrentar a realidade.

Autora: Andreia Aragão (Psicóloga CRP 06/113713)