Depressão

Milhões de pessoas no mundo inteiro sofrem com depressão, uma doença que se mostra de diversas maneiras.

A depressão é uma doença que envolve o corpo, o humor e os pensamentos. Ela interfere no cotidiano, nas relações sociais, nas relações familiares e também nas relações do âmbito profissional. Deixa triste à pessoa acometida do transtorno, como também todas as pessoas que se preocupam com ela.

Um distúrbio depressivo não é algo relacionamento à personalidade e não é um sinal de fraqueza pessoal ou uma condição que se escolhe, tanto para entrar como para trata-la. Não basta para a pessoa com depressão “se acalmar” e melhorar.

A Depressão, mesmo nos casos mais graves, pode ser tratada. Tal como acontece com inúmeras outras doenças. Quanto mais cedo o tratamento começar, mais eficaz e maior a probabilidade de evitar reincidência da doença.

Conheça os sintomas físicos da depressão

Embora seja comum a crença de que pensamentos são elementos abstratos de nossa personalidade, eles estão mais conectados ao nosso corpo físico do que se imagina. Isso acontece porque muitos dos nossos sentimentos são resultados de uma complexa rede bioquímica que não age isolada apenas em nosso cérebro, já que nosso sistema nervoso se expande em forma de rede por todo o nosso corpo, das terminações nervosas da sola dos nossos pés até as células capilares de nosso couro cabeludo.

Segundo dados do departamento de psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, os casos da doença que estão associados a sintomas físicos como a dor, chegam a 60% do total. Isso acontece porque a depressão é um quadro psíquico muito intenso, sendo capaz de gerar uma série de alterações físicas recorrentes que, embora possam trazer um grande desconforto para os pacientes, auxiliam no diagnóstico da doença, permitindo uma busca mais rápida por tratamentos que aliviem os sintomas.

Confira quais são os principais sinais físicos de um quadro depressivo:

Problemas digestivos

Dores no sistema gastrointestinal, prisão de ventre e até a ocorrência da Síndrome do Intestino Irritado são comuns em pacientes que sofrem de depressão.

Distúrbios do sono

Pacientes com quadros depressivos podem apresentar três distúrbios comuns do sono: dormir demais, não conseguir dormir ou conseguir dormir, mas acordar diversas vezes durante a noite. A pouca quantidade de horas de sono ou a baixa qualidade dessas horas faz com que o paciente sinta-se sem energia, tenha dificuldades em ter iniciativa para fazer suas atividades rotineiras e sinta uma constante sensação de fraqueza.

Dores musculares e cefaleia

As dores nos ombros e na nuca e as dores de cabeça são outros sinais físicos da depressão. O paciente que sofre desse quadro costuma descontar sua ansiedade e preocupações excessivas em um estado de tensão muscular que leva a dores localizadas.

Cansaço excessivo

Além de ser causado pelos distúrbios do sono, o cansaço do deprimido é mais profundo: seu cérebro não está produzindo quantidades suficientes das substâncias necessárias para que ele se mantenha alerta e com ânimo. Como consequência, o paciente perde produtividade e sente dificuldades em realizar suas tarefas diárias, tanto em casa quanto no trabalho.

Distúrbios alimentares

Tanto o aumento do apetite quanto a falta de fome podem ser sinais físicos da depressão. O aumento de apetite pode levar a um ganho de peso visível, enquanto a alimentação inadequada, além de minar a saúde do corpo em geral, pode levar ao desenvolvimento de outros distúrbios alimentares mais graves, como a anorexia e a bulimia.

Sistema imunológico

O nosso sistema imunológico é um dos primeiros a sofrer com alterações químicas do nosso corpo. Quando ele não está funcionando da forma como deveria, ficamos suscetíveis a desenvolver uma série de outras doenças, como gripes e resfriados, viroses, conjuntivites, alergias e doenças causadas por fungos.

Se você apresenta algum desses sintomas, somados a uma sensação de tristeza, pessimismo e/ ou melancolia, é muito importante buscar a ajuda de um profissional especializado para detectar a doença e iniciar seu tratamento.

Confira abaixo vários textos sobre Depressão escritos por nós, psicólogos do consultório

5 sinais que podem indicar depressão
5 sinais que podem indicar depressão
Apontada como o mal do século, tamanho o número de pessoas que tem atingido nos últimos tempos, a depressão é uma doença silenciosa e cercada de preconceitos, o que a torna ainda mais grave. Por vergonha, medo ou desconhecimento, muitos que sofrem deste mal não a entendem como um real perigo à saúde. É neste contexto que a ajuda…

O que é Depressão

O que é Depressão
O que é e como tratá-la
A depressão, ao contrário do que muito se ouve por aí, é uma doença psiquiátrica que faz parte da cadeia de enfermidades que atinge milhões e milhões de pessoas no mundo todo. Você já deve ter ouvido ou até mesmo dito para alguém que depressão é “frescura”, que quem está depressivo é por falta do que fazer, preguiça, dentre outras afirmações que menosprezam o quadro clínico depressivo e que podem, inclusive, tardar o tratamento…

Sintomas de Depressão

Sintomas de Depressão
Conheça os sintomas de depressão
Embora muito se fale sobre depressão e o vocabulário tenha sido incorporado pelo senso comum, nem sempre se tem claro quais são suas reais características e sintomas. É bastante comum ouvir as pessoas dizerem que se sentem depressivas quando na verdade se sentem frustradas, tristes ou decepcionadas. A variação nas emoções humanas é natural e ocorre em resposta aos eventos do dia a dia. A depressão, contudo, é um…
Estou deprimido? Como saber?
Como saber?
Não são raros os casos de pessoas que sofrem de depressão, mas confundem a síndrome com uma tristeza profunda. O maior problema de não identificar os sintomas da depressão é que o paciente não tem acesso ao tratamento adequado…
Diferença entre Depressão e Tristeza
Diferença entre Depressão e Tristeza
Confundir depressão com tristeza é algo bem comum. Muitas pessoas ao se verem tristes com algum fato ou acontecimento em suas vidas dizem “estou depressiva”, ou classificam a tristeza de amigos ou parentes como depressão. Contudo, na realidade, depressão e tristeza não são a mesma coisa…
Depressão pós-parto
Depressão pós-parto é mais comum do que se imagina. Saiba o que pode ser feito
O parto é um momento muito intenso para qualquer mulher. É nesta hora que ela dá à luz uma nova vida com quem vai compartilhar muitos momentos até o fim dos seus dias. É no parto que começa o que para muitas mulheres é um grande sonho e uma aventura: a maternidade. No entanto, no meio desse turbilhão de emoções…
Depressão Infantil
Entenda os sintomas de depressão infantil e saiba o que pode ser feito
A depressão infantil é ainda um grande tabu em nossa sociedade. Muitos acreditam que, pela infância ser uma época considerada feliz e sem grandes responsabilidades, seria impossível que uma criança entrasse em depressão. No entanto, a depressão é uma doença psiquiátrica que tem causas neurológicas e bioquímicas e, por isso, pode afetar…
Como afastar pensamentos negativos
Ter muitos pensamentos negativos pode, eventualmente, ter a ver com depressão
Assim como a raiva e a ansiedade, ter pensamentos negativos de vez em quando é perfeitamente normal. O problema é quando eles invadem a mente e começam a interferir na vida da pessoa. Ter muitos pensamentos negativos pode, eventualmente, ter a ver com depressão, por exemplo. Portanto, fique atento…
Depressão de Fim de Ano
Por que isso acontece?
As festividades de fim de ano geralmente representam uma época de diversão e celebração, mas para muitas pessoas isso nem sempre acontece. Enquanto a depressão clínica pode acontecer em qualquer momento do ano, o estresse, a ansiedade e o estado depressivo atinge inúmeras pessoas nos meses de novembro e dezembro (e até janeiro), provocando uma sensação de solidão e vazio…
Sentindo-se desanimado
Desanimado porque “levantou-se com o pé esquerdo” ou passou por uma semana ruim no trabalho?
Seja por simplesmente “levantar-se com o pé esquerdo” ou passar por uma semana ruim no trabalho, são inúmeras as situações podem desencadear uma crise de desânimo. Alguns psicólogos acreditam que o desânimo muitas vezes é confundido com depressão, mas ainda assim merece atenção…
O que é o desespero
O que é o desespero
Desespero é uma experiência humana comum. Todos nós já sentimos desespero durante períodos difíceis em nossas vidas. Podemos ocasionalmente sentir desespero relacionado ao nosso trabalho, casamento ou vida amorosa, família, finanças, tragédias, etc. Mas normalmente ele se dissipa com o tempo…
Bipolaridade ou oscilação de humor
Conheça sobre bipolaridade e oscilação de humor e como tratá-las
A Bipolaridade é uma doença grave e vem sendo detectada com mais frequência nos últimos anos. Porém, nem toda troca de humor repentina leva a um quadro de bipolaridade, em alguns casos o que se pode notar é uma oscilação de humor…
O processo de luto pode gerar depressão?
O processo de luto pode gerar depressão?
Com a morte de um ente querido ou muito importante em nossas vidas, é normal que o luto, um processo sentimental que envolve a dor da perda, se instale no nosso dia a dia. Cada pessoa lida com essa angústia de maneira individual e particular, manifestando seus sentimentos de formas bem distintas, que vão desde crises de choro até…
Como controlar o pessimismo
Como controlar o pessimismo
O pessimismo é expressado por comentários raivosos ou cheios de ironia, por tristeza no dia a dia ou por desânimo em começar novas atividades. Isso porque a pessoa pessimista já começa algo achando que vai dar errado. O pensamento pessimista influencia a nossa saúde mental e pode…
Como se sentir motivado
6 atitudes para alcançar motivação
Sentir-se motivado é importante para todas as áreas da vida de alguém. Além de conseguir inspiração com elementos externos, essa motivação também precisa vir de dentro de nós. Para isso, alguns hábitos e comportamentos podem ajudar muito para que nos sintamos motivados para as atividades do nosso dia a dia ou projetos específicos, evitando-se assim depressão e desânimo…
O oposto da depressão não é a felicidade
O oposto da depressão não é a felicidade
Muita gente acaba confundindo e até usando os termos errados quando o assunto é depressão. É muito comum a gente ouvir, por exemplo, que tal pessoa perdeu a alegria de viver e está depressiva. Ou que fulano está muito triste e deve estar com depressão. É preciso ficar claro que depressão não é o contrário de felicidade…
O que fazer se estou com depressão
Os primeiros passos para lidar com a depressão
A depressão é uma doença psicológica que abala a nossa autoestima, faz diminuir a nossa energia e parece acabar com toda e qualquer vontade que temos – inclusive a de procurar ajuda para resolver o problema. Receber este diagnóstico de um especialista pode ser chocante logo no início e, por isso, muitas pessoas ficam sem saber o que fazer ou como reagir. Mas é importante ter em mente que o diagnóstico é o primeiro passo…

Psicólogos que tratam depressão:

Conheça todas as psicólogas e psicólogos clínicos que atendem casos de Depressão na seção psicólogos. Você pode ver o perfil de cada um, além de ver o valor das sessões e horários para agendamento.

Leia também

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Fonte dos dados da pesquisa mencionada: http://m.mdemulher.abril.com.br/saude/saude/os-primeiros-sinais-fisicos-da-depressao