Ansiedade

A ansiedade é uma reação considerada normal a situações estressantes que estão por acontecer. Mas, em alguns casos, ela se torna excessiva e pode causar problemas nas situações de cotidiano das pessoas, tanto na vida social quanto na vida profissional e conjugal.

Algumas vezes, a ansiedade dá seus primeiros sinais logo na infância. As evidências sugerem que tanto a genética quanto o ambiente em que as pessoas vivem podem contribuir para o transtorno. Algumas pessoas podem ter uma predisposição genética para a ansiedade, mas isso não significar dizer que a pessoa se torna refém do transtorno, pois há tratamento.

As preocupações exageradas e expectativas de resultados negativos em situações desconhecidas que desencadeiam a ansiedade são, frequentemente, acompanhadas de sintomas físicos, tais como: tensão muscular, dores de cabeça e dores de estômago. A Terapia Cognitivo comportamental para controlar os sintomas de ansiedade têm se revelado altamente eficaz.

Os transtornos de ansiedade

A ansiedade é um sentimento vago e desagradável de apreensão e tensão derivadas da expectativa de que algo ruim aconteça, e é acompanhado de diversas reações físicas e mentais desconfortáveis. Os transtornos de ansiedade passam a ser reconhecidos como tal quando estes sintomas tornam-se exagerados e recorrentes. Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade, e uma pessoa pode apresentar sintomas de mais de um ao mesmo tempo. Conheça os diferentes tipos de transtornos:

Transtorno de Ansiedade Generalizada

Consiste em um estado de ansiedade e preocupação excessiva diante de diversas situações. O Transtorno da Ansiedade Generalizada é uma doença comum, e apresenta como principal sintoma a presença quase permanente dos sentimentos de preocupação e tensão. Além disso, são sintomas deste tipo de transtorno: dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, problemas para dormir e inquietação.

Síndrome do Pânico

A Síndrome do Pânico é caracterizada por frequentes e inesperados ataques de pânico, nos quais a pessoa vive um período de intensa ansiedade, apresentando sintomas físicos como taquicardia, dificuldades de respirar, calafrios, tremores, náuseas, tonturas e dores de cabeça. Os ataques caracterizam-se, ainda, pelo medo da morte, sensação de perigo iminente ou de se estar fora da realidade.

Estresse Pós Traumático

O quadro de transtorno do estresse pós-traumático ocorre devido à situações traumáticas vividas ou testemunhadas pela pessoa. A lembrança do ocorrido desperta no indivíduo a mesma sensação de dor e sofrimento provocados originalmente. Usualmente, o estresse pós-traumático diminui logo no primeiro mês, sem maiores consequências. Em alguns casos pode, porém, se estender, fazendo com que a pessoa apresente sintomas como pesadelos e lembranças involuntárias e recorrentes do evento traumático, bem como distanciamento emocional, reações de fuga, crises de pânico e irritabilidade.

Fobia simples

Consiste em um medo persistente e irracional de um determinado objeto, atividade ou situação, que represente pouco ou nenhum perigo real. Existem diversos tipos de fobia: de animais, altura, elevador, lugares fechados, sangue, insetos, etc. Os sintomas dependem do tipo de fobia, mas as pessoas que sofrem deste tipo de transtorno costumam apresentar um sentimento de pânico incontrolável, a necessidade de fazer tudo que é possível para evitar o possível “perigo”, bem como, reações físicas como taquicardia e dificuldade para respirar.

Fobia social

A Fobia social, ou transtorno de ansiedade social, é caracterizada por nervosismo, medo e ansiedade diante de situações sociais, comprometendo a rotina e o desempenho da pessoa em suas atividades. Os principais sintomas deste tipo de transtorno é a ansiedade relacionada a algum tipo de evento em que é preciso interagir com pessoas desconhecidas, associada à preocupação constante em passar por situações constrangedoras ou humilhantes. A Fobia Social apresenta ainda sintomas físicos como rubor fácil, sudorese, tremores e falhas na voz.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo consiste em um estado no qual a pessoa apresenta obsessões e compulsões constantes e incontroláveis. As obsessões são pensamentos e imagens que invadem a consciência e retornam continuamente, como questionamentos e fantasias sobre fazer algo que considera errado, como machucar ou falar mal de alguém. Já as compulsões são atos repetitivos, como arrumar coisas, verificar várias vezes se a porta está fechada, fazer contas em pensamento, mania de limpeza, entre outros.

Entenda um pouco mais sobre esse assunto que interessa (e afeta) milhões de pessoas, nos textos a seguir.

Ansiedade e tristeza podem crescer quando os eventos traumáticos fazem aniversário
Ansiedade e tristeza podem crescer quando os eventos traumáticos fazem aniversário
A lembrança de eventos traumáticos pode causar danos à nossa mente e emoções, seja lá qual fato tenha ocasionado a origem do trauma: a perda de um ente querido, um ato de violência sofrido ou um acidente que deixou sequelas. Impossível não lembrar o que aconteceu cada vez que o evento faz aniversário. Lembranças podem trazer à tona o sentimento vivido na ocasião, gerando ansiedade e tristeza…
5 sinais que podem indicar Ansiedade
5 sinais que podem indicar Ansiedade
A estreia na peça de teatro, a conversa com o chefe para pedir aumento salarial, o primeiro encontro com aquela pessoa que você se interessa… Todas essas são ocasiões que desencadeiam uma ansiedade normal, que todos nós temos. Porém, quando a pessoa passa a maior parte do tempo ansiosa e isto começa a afetar o comportamento e a saúde, aí já se caracteriza um transtorno que precisa ser tratado. Nesses casos, a ajuda…
Ansiedade Tratamento
Conheça mais sobre Ansiedade e o que pode ser feito
Uma em cada quatro pessoas no mundo sente sensação de aperto no peito, taquicardia e suadouro excessivo. Uma em cada quatro pessoas no mundo está demasiadamente preocupada com algo que ainda não aconteceu e prejudica a própria vida com esses sentimentos e pensamentos. Os sintomas descritos são típicos de indivíduos que apresentam …

O que é Ansiedade

Ansiedade
Sintomas do Transtorno
A ansiedade é um estado onde prevalece a incerteza e a angústia, caracterizadas pelo sentimento de medo e insegurança. Ela é uma reação normal diante de determinadas situações, tais como em entrevistas de emprego, pois prepara a pessoa para enfrentar um desafio…

Ansiedade e TCC

Ansiedade e TCC
Ansiedade e Terapia Cognitiva
Muitas pessoas conhecem e já experimentaram episódios de ansiedade, isso ocorre com todos nós em determinadas situações, por tanto podemos dizer que certo grau de ansiedade em situações específicas é esperado e natural. Quando ela é muito frequente e dificulta o manejo da situação, aí devemos nos preocupar um pouco mais…
Entendendo melhor o transtorno de ansiedade
Entendendo melhor o transtorno de ansiedade
É comum que as pessoas fiquem nervosas ou ansiosas de tempos em tempos – ao falar em público, por exemplo, ou quando estão passando por dificuldades financeiras. Porém, para algumas pessoas, a ansiedade se torna tão frequente e tão intensa que começa a tomar…

Ansiedade e Trabalho

Ansiedade no Ambiente de Trabalho
É mais comum do que se imagina
Vivemos em um mundo globalizado onde a competitividade aumenta a cada dia. No ambiente de trabalho é comum os profissionais lidarem com exigências cada vez maiores, constantes mudanças de padrões e estratégias organizacionais, rotinas estressantes, incerteza quanto ao futuro, falta de transparência dos gestores, prazos apertados, frustração por não alcançar metas e objetivos….

Angústia

angústia
Entendendo a Angustia
A sensação de sufoco e nó na garganta, representada pela angústia, é comum na vida de muitas pessoas. Essa sensação geralmente acontece quando a pessoa não consegue expressar seus sentimentos ou suas opiniões diante de alguma situação inesperada. Como consequência, essa pessoa vive de forma agonizante…
O que é TAG
Causas e Sintomas
A preocupação é algo normal, que está presente em nossas vidas. Nós nos preocupamos saudavelmente com as coisas do cotidiano, como a saúde, o trabalho, a segurança da família. Até aqui, tudo bem. Mas, quando essa preocupação toma um tamanho exagerado é sinal de que algo está fora do controle…
Estresse no trânsito
É realmente possível não se estressar no trânsito?
Com a rotina do dia-a-dia, nada mais “normal” do que vivenciarmos situações desconfortáveis no trânsito. Aquele carro que está andando a dez por hora na frente, aquele outro que o sinal abriu, mas que está digitando no celular e “empacou”, aquele que não dá seta para mudar de faixa… E por aí vai. Não são poucas as situações. Depois de um dia cansativo…
Porque me sinto ansioso
Porque me sinto ansioso
Ansiedade está diretamente ligada às emoções. Às vezes, você pode não estar esperando necessariamente por algo, mas você se sente ansioso. Estar ansioso não é estar sempre esperando por alguma coisa, mas sim querer resolver tudo de forma rápida, não esperar que o outro fale…
Ansiedade pode ser a causa de alguns problemas sexuais
Ansiedade pode ser a causa de alguns problemas sexuais
A ansiedade é uma doença moderna que pode impactar todas as áreas da nossa vida. Dentre elas, os relacionamentos e a vida sexual são enormemente influenciadas por quadros de ansiedade, aflição e angústia generalizada…
 A ansiedade, o psicólogo e os reflexos no cotidiano
A ansiedade, o psicólogo e os reflexos no cotidiano
Todo mundo, em algum momento, já se sentiu ansioso. Seja pela aproximação do dia de uma grande viagem, seja pela entrega de um projeto no trabalho, pela formatura, pelo reencontro com alguém querido do passado, a sensação é familiar para todos …
Nervosismo antes de fazer uma prova
Nervosismo antes de fazer uma prova
Seja no vestibular, na escola, trabalho ou até na hora de tirar a habilitação, o nervosismo está sempre presente? Este problema é bastante comum. Nervosismo e ansiedade são reações perfeitamente normais ao estresse. Para algumas pessoas, no entanto, os sintomas de ansiedade podem ser tão fortes que…
Estresse, raiva ou ansiedade
Como identificar se os sintomas que você sente são provenientes do estresse, raiva ou ansiedade?
Quem atualmente consegue sobreviver em meio ao caos da modernidade? O que era sinônimo de desenvolvimento e progresso acabou se transformando como causa de muitas doenças, transtornos e outras complicações gerais de saúde…
Você é uma pessoa inquieta?
Você se considerar uma pessoa inquieta e isso vem atrapalhando você?
Seus pensamentos não param nem por um instante. Você não consegue ficar parado por muito tempo em um só lugar. Isso tem atrapalhado sua rotina no trabalho, no convívio com a família e até mesmo na hora de dormir? Você pode estar sofrendo de uma crise de ansiedade, um distúrbio psíquico ou somente tem muita energia para gastar…
Como ajudar a controlar a Ansiedade
Como ajudar a controlar a Ansiedade
Todo mundo fica nervoso ou ansioso de tempos em tempos – ao falar em público, por exemplo, ou quando está passando por dificuldade financeira. Para algumas pessoas, porém, a ansiedade se torna tão frequente, ou tão forte, que começa a tomar conta da vida delas…
Quando o corpo sente o que a cabeça cria
Quando o corpo sente o que a cabeça cria
Dores no corpo, na cabeça, mal-estar, palpitações, enjoo, insônia, enfim… Quantos dos desconfortos físicos não estão ligados simplesmente aos nossos pensamentos, medos, angústias, mágoas e tristeza? Às vezes, nenhum exame clínico é capaz de identificar o problema e o corpo está apenas reagindo ao que o cérebro está emitindo. O fato é que corpo e mente estão interligados e…
Psicossomatização
Quando não cuidamos da mente, o corpo reage
Os problemas da nossa mente podem se tornar problemas também para o nosso corpo. Por isso, quando algo não vai bem com a saúde mental, os outros órgãos são diretamente afetados através da psicossomatização. Isso acontece porque…
Pessoas perfeccionistas: é algo bom ou ruim?
Mas afinal é bom ou ruim ser um perfeccionista?
O perfeccionista quer que tudo que ele faça seja perfeito: seu trabalho, provas, ações e práticas. A pessoa perfeccionista tem a convicção de que a perfeição é um único caminho para a aceitação pessoal e dos outros. Por isso, busca incessantemente os melhores resultados possíveis…
Como lidar com a gravidez e suas inúmeras emoções
Como lidar com a gravidez e suas inúmeras emoções
No período de gestação é muito comum que a mulher enfrente inúmeras variações de sentimentos, emoções e reações. Todas as mudanças que ocorrem durante a gravidez impactam não só a futura mamãe, como o pai, nos familiares e todos que convivem com os dois. Diante disso, é preciso tomar alguns cuidados para que os envolvidos estejam preparados para lidar com este período e com a chegada do bebê…
Como lidar com o comportamento agressivo
Como lidar com o comportamento agressivo
Ninguém está livre de ter que lidar com alguém que tenha comportamento agressivo. Seja na própria família, na escola ou no trabalho, é comum nos depararmos com adultos ou crianças que apostam na agressividade para conseguir o que desejam. Muitos aspectos desencadeiam este comportamento e é importante que, quando este tipo de comportamento estiver atrapalhando a vida…
A Ansiedade e o Pensamento
Confira algumas dicas de como exercitar os pensamentos e comportamentos.
Quantas vezes não nos pegamos presos em pensamentos que iniciam com um poderoso “E se…” ou “Será…”? E quantas vezes não voltamos nossas atenções para um futuro que de tão incerto nos deixa ainda mais pensativo nas probabilidades daquilo que pensamos possa acontecer?…
Preocupações excessivas
Entenda as consequências no organismo quando uma pessoa é constantemente preocupada e saiba o que pode ser feito
Você sabia que ser preocupado demais não é bom? Pois bem. Devemos tomar bastante cuidado com isso porque as consequências de ser uma pessoa muito preocupada com tudo podem ser bastante sérias. Um pouco de preocupação é até saudável na medida em que nos torna atentos para nossas responsabilidades. Mas preocupações excessivas levam à ansiedade, estresse e…
9 coisas que estimulam a ansiedade e podem ser evitadas
9 coisas que estimulam a ansiedade e podem ser evitadas
A ansiedade tem atrapalhado bastante a vida das pessoas. Um pouco de ansiedade é natural, mas quando em excesso ela pode trazer muitos prejuízos e, por isso, precisa ser controlada. A melhor maneira de evitar a ansiedade em demasia e aprender a lidar com ela…

Ansiedade Generalizada

Ansiedade Generalizada
TAG
Todos nós sentimos ansiedade, seja diante de momentos nunca vividos anteriormente, em um compromisso importante, em uma espera por um sonho tão desejado… Até tudo bem, afinal pode ser normal. Mas quando nos deparamos com a ansiedade sentida em excesso temos que ficar alerta e dar a devida atenção…

Estados de ansiedade são normais em nossas vidas psicológicas, marcadas por estados emocionais variados diante das situações da vida. Estes se tornam patológicos quando passam a dominar a vida da pessoa, impedindo que esta viva outras experiências, e causando sofrimento. A melhor forma de identificar um transtorno de ansiedade é através da consulta psicológica, que costuma contribuir para melhorias significativas. Se você se questiona se os seus sintomas de ansiedade são normais ou patológicos, não deixe de consultar um psicólogo.

Psicólogos que tratam Ansiedade:

Conheça todas as psicólogas e psicólogos clínicos que atendem casos de Ansiedade na seção psicólogos. Você pode ver o perfil de cada um, além de ver o valor das sessões e horários para agendamento.

Leia também

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.