Como funciona o tratamento da ansiedade?

Categoria dos serviços do psicólogo: ansiedade
Ansiedade Tratamento

Uma em cada quatro pessoas no mundo sente sensação de aperto no peito, taquicardia e suadouro excessivo. Uma em cada quatro pessoas no mundo está demasiadamente preocupada com algo que ainda não aconteceu e prejudica a própria vida com esses sentimentos e pensamentos. Os sintomas descritos são típicos de indivíduos que apresentam crises de ansiedade, um dos transtornos mais comuns da sociedade atual. O distúrbio prejudica a vítima psicológica e fisicamente, tornando-a até mesmo predisposta a sofrer enfermidades cardiovasculares.

O que é ansiedade?

O termo apresenta diversas definições, pode ser encarada como uma angústia, perturbação de espírito, medo eminente, sensação de estar em perigo e outros sinônimos. De forma técnica, podemos entender o transtorno como um fenômeno que pode tornar-se patológico, ou seja, prejudicial ao funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões de ansiedade, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

O distúrbio está relacionado ao funcionamento do organismo e às experiências de vida. O indivíduo pode sofrer com uma ansiedade constante sem nenhuma razão, ou pode apresentar os sintomas às vezes, mas de forma tão intensa que se sentirá imobilizado.

Sintomas de ansiedade

Os transtornos da ansiedade se diferem da ansiedade “corriqueira” porque são muito mais intensos e prejudiciais. Confira agora quais são os sintomas e perceba como estes são intensos.

– Tensões, preocupações e medos exagerados que impedem qualquer relaxamento.

– Sensação contínua de medo e de estar em perigo, como se algo ruim fosse acontecer.

– Medo de uma situação em particular, de um objeto, de sofrer humilhação publicamente e de não conseguir controlar o próprio corpo.

– Falta de controle sobre pensamentos e sentimentos, ato que se repete constantemente.

Tratamento da ansiedade

Grande parte das pessoas com ansiedade apresentam melhorias expressivas após o início dos tratamentos para ansiedade, retomando às atividades normais logo nas primeiras semanas. Portanto, a ajuda de um especialista é fundamental para que o indivíduo consiga tomar novamente as rédeas da própria vida.

Atualmente, a mais utilizada é terapia cognitivo-comportamental (TCC), método cujo objetivo é modificar padrões de pensamentos e comportamentos associados. Uma pessoa que tenha medo de dirigir porque sente que baterá o carro a qualquer momento, por exemplo, pode ser treinada para que esses pensamentos sejam substituídos por outros otimistas e ligados à realidade.

O psicólogo será capaz de identificar o que causa a ansiedade e dar sequência ao tratamento ideal. Indicamos que durante o processo o indivíduo mantenha a mente focada no objetivo e evite distrações ou situações que podem causar a ansiedade. Quem tem o medo citado de dirigir, deverá optar pelas outras conduções até que o profissional mostre que o paciente está realmente preparado para enfrentar esse momento.

Com o diagnóstico precoce e preciso, com o tratamento ideal e a longo prazo, os resultados deverão aparecer e os prejuízos à vida serão evitados.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.