Terapia de Casal

Terapia de Casal é uma das modalidades clínicas que mais tem crescido nos últimos tempos. O objetivo da terapia de casal é contribuir com a resolução dos conflitos, abrindo espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, buscando um alinhamento entre as expectativas do casal.

Nesse contexto, o psicólogo atua de maneira a identificar padrões previamente estabelecidos e busca ampliar a visão do casal propiciando o diálogo, que muitas vezes não ocorre no cotidiano dos parceiros, ou ocorria no início do relacionamento e, com o passar do tempo foi se perdendo, ou por culpa da rotina ou por passarem a achar que somente o diálogo não seria capaz de resolver os problemas (muitas vezes o relacionamento está desgastado a ponto de não haver mais diálogo).

E quando meu parceiro/parceira não quer fazer terapia de casal?

É bastante frequente que um membro do casal queira fazer terapia de casal e o outro não. As argumentações mais comuns do parceiro que não quer participar da terapia de casal são:

  • Não acredita que a terapia pode ajudar;
  • Acredita que somente o outro é responsável pelo problema do relacionamento;
  • Sente-se desconfortável em dividir assuntos íntimos com um terceiro;
  • Não acredita mais na relação e por isso entende que não há motivos para fazer terapia.

Evidentemente que não há como forçar alguém a ir para a terapia. Mas o que fazer então?

Se você está buscando melhorar seu relacionamento conjugal e seu parceiro ou parceira não quer participar da terapia de casal, é bastante importante saber que é possível você começar a ajudar a sua relação através da terapia individual.

Quando um dos parceiros promove mudanças, a dinâmica do relacionamento automaticamente muda e o parceiro ou parceira acaba reagindo de alguma maneira a essa mudança. Mesmo que você queira fazer terapia e o seu parceiro ou parceira não queira, fazer terapia individual poderá mudar a situação de seu relacionamento em pouco tempo – até mesmo despertando no outro a vontade de iniciar a terapia também.

O indivíduo que faz a psicoterapia estará mais receptível a ouvir novos pontos de vista a respeito do seu relacionamento (se estiver indo à terapia por iniciativa própria), podendo também ver, com outros olhos e de outro ângulo, o que realmente está acontecendo em seu relacionamento, quais pontos precisam ser mudados e o que fazer para que essa mudança aconteça.

Abaixo seguem vários textos de psicólogos sobre Terapia de Casal e Relacionamento Conjugal.

O que a Terapia de Casal pode proporcionar à relação
O que a Terapia de Casal pode proporcionar à relação?
Muitas pessoas relutam em admitir quando têm problemas, sejam eles profissionais, familiares, questões internas ou conjugais. Esse comportamento acaba causando impactos negativos, principalmente quando os conflitos envolvem uma segunda pessoa. Isso porque um relacionamento a dois é muito complexo: saber qual é a sua parcela de contribuição para o surgimento e desenvolvimento…
Meu parceiro não quer fazer terapia
Meu parceiro não quer fazer terapia. Como convencê-lo?
Embora seja uma ótima alternativa para relacionamentos em crise, a terapia de casal ainda é vista como um tabu, com bastante relutância por algumas pessoas. Muitas vezes, o cônjuge sugere esta alternativa como uma maneira de corrigir os desvios na relação, mas é podado por um parceiro resistente. O que fazer diante …
Terapia de casal para namorados
Terapia de casal para namorados funciona?
Pode até soar estranho, mas existe, sim, terapia de casal para namorados. O que ocorre é que temos a imagem de que o namoro é uma fase tranquila, sem conflitos e com muito romantismo. Mas a realidade, muitas vezes, não corresponde a esta imagem. Por ser uma fase em que duas pessoas estão se conhecendo, podem suceder muitas dúvidas, desconfianças, dificuldade de diálogo e até brigas…
Como manter o seu relacionamento saudável
Como manter o seu relacionamento saudável
O sonho de ter um casamento de “propaganda de margarina” povoa a mente da maioria dos casais, mas a realidade infelizmente nem sempre é como sonhamos. Manter um relacionamento conjugal é um exercício diário e nem sempre é fácil. Prova disso são os inúmeros casamentos que terminam em divórcio. Dentre as muitas tentativas que podemos fazer para manter o casamento, está a…
Como lidar com o segundo casamento e filhos
Como lidar com o segundo casamento e filhos
Quando pais separados pensam em se unir em um segundo casamento, muitas coisas devem ser levadas em conta, principalmente e primordialmente em função de como isso afetará os filhos, tenham a idade que tiverem. Muitos são os conflitos que podem surgir e influenciar a nova união. Existem casos em que a orientação de um psicólogo, através da terapia de casal, ajuda muito toda a família…
É possível evitar uma separação?
5 sinais de que o casamento está chegando ao fim
Costuma-se dizer que os opostos se atraem, mas será que no cotidiano dos casamentos este ditado de fato se comprova? É comum ouvir, principalmente, nos casos de separação de pessoas públicas e famosas, que o motivador foi a “incompatibilidade”. Mas, então, qual é o segredo para que um casamento não tenha como desfecho a separação?…
Quero recuperar meu casamento. O que fazer?
Quero recuperar meu casamento. O que fazer?
O desgaste no casamento não é algo que começa da noite para o dia. Há muitas pequenas discussões, discordâncias e decepções por trás de todo esse processo. Por mais problemas que um relacionamento esteja atravessando, obviamente nem todo mundo quer acabar com a união. Pelo contrário, muitos casais em crise desejam reacender a chama da paixão e, inclusive…
Lidar com a Separação
Não estou sabendo lidar com a minha separação: um psicólogo pode me ajudar?
Toda separação gera dor, conflito e sentimentos de rejeição e arrependimento. Quando um casal se une, o desejo é de construir uma vida e realizar os sonhos juntos. Mas, no momento em que os dois percebem que estão se afastando desse objetivo cada vez mais devido à incompatibilidade ou brigas, levando-os a uma separação, os sentimentos contraditórios são…
Problemas familiares: como melhorar a convivência?
Problemas familiares: como melhorar a convivência?
Muitos dos casos abordados nos consultórios de psicólogos estão relacionados com problemas familiares. Grande parte dos adultos passa por problemas conjugais ou não consegue se dar bem com os filhos. Adolescentes se sentem sozinhos e incompreendidos a ponto de desenvolverem problemas…
O amor nasce ou ele se constrói
O amor nasce ou ele se constrói
Ah, o amor! Tão cantado em verso e prosa… Todos querem viver um grande amor e todos buscam por ele. Vale lembrar que um relacionamento amoroso pode até nascer de repente, mas vai precisar de cuidados para se sustentar. O casal sempre deve levar em consideração que o amor precisa…

Terapia de Casal SP

Terapia de Casal SP
Conheça mais sobre Terapia de Casal
Você deve se atentar com o seu parceiro, passe a observar se há satisfação nele ou se existem brigas e discussões constantes sem motivos. Se a falta de respeito tem sido parte do cotidiano de vocês ou mesmo a falta de dialogo e/ou comodismo…
Como cuidar do seu relacionamento
Quando um psicólogo pode ajudar?
O amor é a base de todo relacionamento afetivo. Só que, mesmo que ele seja enorme, e venha acompanhado de admiração, interesse, amizade e confiança, com o passar dos anos, a rotina, a correria e os problemas do dia a dia, o namoro ou casamento pode acabar se desgastando, podendo ser necessário um psicólogo para Terapia de Casal ou até mesmo terapia individual…

Manter um relacionamento

Manter um relacionamento
Elementos Necessários
Manter um relacionamento exige dos cônjuges flexibilidade, tolerância, cooperação e a tomada de decisões em conjunto. Quanto um casal se une são como dois mundos diferentes que passam coabitar. Cada pessoa recebeu uma educação, valores e hábitos diferentes da sua família nuclear e agora…
Quando Procurar Terapia De Casal
Quem pode fazer terapia de casal?
A terapia de casal serve não apenas para casais formalizados, e sim para casais de namorados e de noivos também! Ou seja, não precisa da formalização do estado civil e independe da orientação sexual…

Problemas no Relacionamento

Problemas no Relacionamento
Como lidar com os problemas no relacionamento
Você já deve ter ouvido falar que “o amor é como uma flor”. Em todos os tipos de relacionamento, esse ditado não podia ser mais verdadeiro. Como uma flor delicada, deve ser cultivado com paciência, carinho, tolerância e sabedoria, para lidar com as crises e evitar…

Traição: eu traí

Eu traí e me arrependo
Eu traí e me arrependo: o que devo fazer?
Todo relacionamento tem o início perfeito: há amor, entusiasmo, paixão e curiosidade. Porém, com a passagem do tempo, pode ser que a fonte de toda aquela felicidade comece a secar.
Os beijos não têm mais aquele gosto de antes, o sexo se torna menos frequente, surgem as brigas, os desentendimentos, o tédio…

Terapia de Casal

Terapia de Casal em São Paulo
Terapia de Casal e TCC
A utilização da Terapia Cognitiva com casais começou a ser aplicada na década de 80 na América do Norte e no Brasil, temos publicações por volta da década de 90. Podemos considerar que a terapia de casal com abordagem cognitiva é bastante jovem, mas vem ganhando cada vez mais espaço. O foco de investigação e tratamento na terapia de casal é baseado…

Amor Patológico

Amor Patológico
Quando deixa de ser amor
O amor patológico, ou AP, caracteriza-se principalmente por ser um amor conturbado por muito ciúme, por isso torna-se importante diferenciarmos os tipos de ciúme. Geralmente em relacionamentos amorosos, o sentimento de amor é acompanhado de carinho e zelo para com a pessoa amada. Existem pessoas que acreditam que o ciúme é necessário…
Insegurança no relacionamento
O que fazer para melhorar?
Se tratando de insegurança, todos nós nos sentimos inseguros por diversas situações, podendo ser no relacionamento, na profissão escolhida, em um emprego novo, nas decisões mais complexas a serem resolvidas. No relacionamento conjugal…
Por que meus relacionamentos não dão certo?
Por que meus relacionamentos não dão certo?
Dificilmente se encontrará uma pessoa solteira que nunca se fez essa pergunta. Afinal, nós entramos em relacionamentos, na maioria das vezes, com a melhor das intenções. Queremos amar e ser amados. Até fantasiamos como seria passar o resto da vida do lado daquela pessoa. Criamos mil planos e procuramos fazer…
Terapia para Casal Homossexual
Terapia para Casal Homossexual
Com a evolução da sociedade, a tendência é que temas antes considerados tabus – como a homossexualidade – encontrem cada vez mais abertura e espaço para serem discutidos. Imagens mostrando que famílias compostas por casais homossexuais são tão normais quanto as famílias tradicionais são amplamente compartilhadas no Facebook…
Como lidar com a dor de uma desilusão amorosa
Como lidar com a dor de uma desilusão amorosa
Tristeza, frustração, raiva, remorso, sentimento de humilhação e de fracasso e até mesmo desconforto físico, como dores no peito e falta de ar. Esses são apenas alguns dos sintomas de um mal que todo mundo já sentiu na pele pelo menos uma vez na vida: a decepção amorosa…
Aconselhamento Pré Matrimonial
O que é e como é realizado?
Quem não sonha com um casamento perfeito, em que a felicidade e o bom relacionamento sejam constantes? Nem sempre isso ocorre e o matrimônio pode tornar-se um pesadelo sem o devido “aviso prévio” do companheiro. É necessário conhecer bem a pessoa com quem pensamos em nos unir e, para isto, a ajuda de um psicólogo em uma terapia de aconselhamento pré-matrimonial pode ser de grande valor…
Meu relacionamento não vai bem: insistir ou terminar
Meu relacionamento não vai bem: insistir ou terminar
A relação vai se desgastando, as brigas se tornam diárias, o respeito e a confiança desaparecem. No entanto, até esgotar o sentimento, há um longo caminho que pode renovar um relacionamento, ou mesmo terminá-lo antes que o respeito acabe. É bastante complicado determinar qual é a melhor alternativa quando nos damos conta que nosso relacionamento não vai bem…
Relacionamento Conjugal
Os desafios dos relacionamentos conjugais
Quem é, ou já foi casado, sabe que viver debaixo do mesmo teto com outra pessoa não é tarefa fácil. E não estamos falando de amor – se bem que sem ele é ainda mais difícil – mas a verdade é que aquelas pequenas coisinhas que para uns tornam o dia a dia mágico, para muita gente com o tempo vão tomando proporções gigantes, difíceis de serem superadas…
Conflitos Conjugais
Como resolver o conflitos conjugais?
Toda e qualquer expectativa em um casamento, é que ele seja regado de muita cumplicidade, harmonia, amor, romantismo, comunicação e por ai vai, não é mesmo? Porém, mesmo havendo uma boa comunicação, poderá acontecer desentendimento, brigas, discussões…
Casamento versus Trabalho
Casamento x Trabalho: como equilibrar esse duelo?
Tudo que acontece na nossa vida afeta a forma como lidamos com as situações do nosso dia a dia. Assim, é perfeitamente normal que os problemas que temos no trabalho – uma das principais esferas da nossa rotina – afetem também, até certo ponto, questões relacionadas à casa, aos relacionamentos e, em muitos casos, ao casamento…
Relações familiares
Como administrar conflitos?
Muitas vezes as relações familiares, mesmo que fundamentadas no amor, podem passar por problemas e conflitos que desgastam todos os envolvidos. São irmãos que brigam, filhos que se desentendem com os pais por divergência de opiniões, casais que não se entendem, enfim, situações que precisam ser contornadas…
Como manter a vida a dois quando chegam os filhos
Como manter a vida a dois quando chegam os filhos
A chegada dos filhos é um momento que marca grandes mudanças na vida de um casal. As prioridades, preocupações, rotina e disponibilidade não são mais as mesmas. Mesmo com tantas coisas novas e com a correria do dia a dia, é muito importante que o casal…
briga-de-casal
Até que ponto é normal as brigas de casal?
Desentendimentos e conflitos fazem parte de um relacionamento. No entanto, há momentos em que as brigas passam dos limites e deixam de ser uma etapa saudável de discussão. O que acontece é que, com o estresse do dia a dia, problemas externos e pressão profissional, muitas vezes as pessoas…

Terapia de Casal Funciona?

Terapia de Casal Quando Buscar Ajuda
Quando Buscar Ajuda?
Cada vez mais no consultório a procura pela terapia de casal tem aumentado. Além de ser uma das áreas mais estudadas e desenvolvidas nos últimos tempos, a procura por melhora/mudanças nas relações entre as pessoas também tem ganhado grande importância. Do mesmo modo que na terapia individual considera-se a história de vida do paciente, na terapia de casal deve-se …
Fatores para o término de um relacionamento
Principais fatores para o término de um relacionamento
O término de um relacionamento é um momento que envolve as mais diversas emoções. É comum que as pessoas se sintam tristes, vulneráveis, sensíveis e frustradas, afinal, essa é uma situação que indica uma grande mudança para a vida e que, na maioria dos casos, não estávamos preparados para enfrentar. Em momentos assim…
O amor acaba?
Pode o amor simplesmente acabar?
“Que não seja imortal posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure”. Se até Vinícius de Moraes, poeta apaixonado, deixou claro em seu Soneto da Fidelidade que os amores não duram para sempre, por que ainda temos tanta dificuldade em aceitar e compreender quando um amor acaba?
Por que dar um tempo na relação
Por que dar um tempo na relação
Resolver os conflitos e insatisfações com muito diálogo e comunicação é a única solução para realmente colocar fim nos problemas do casal. Mas, em algumas situações, o estresse e a irritação chegam a um ponto que fica muito difícil ter uma conversa produtiva. É por isso que muitos casais acabam optando pelo conhecido “tempo”…
Como enfrentar relacionamentos extraconjugais
Como enfrentar relacionamentos extraconjugais
Seu casamento é recente e você descobre que seu companheiro tem outra. Ou, depois de anos de casados, é o marido que descobre que a esposa o trai com frequência. Não importa se o casamento é longo ou curto, ou se é o marido ou a esposa que traiu a confiança. Fato é que relacionamentos extraconjugais…
Como enfrentar a rejeição entre parceiros
Como enfrentar a rejeição entre parceiros
Se sentir rejeitado ou sentir isso pelo parceiro é mais comum do que se imagina. Nas duas situações, os sentimentos são os mesmos: decepção, frustração, dúvida, insegurança, tristeza e incerteza. É tanta carga emocional negativa que, muitas vezes, é preciso…
Estar solteiro não é um problema
Muitos filósofos e poetas falam sobre a importância do autoconhecimento
Vivemos em um mundo de relações e contatos permanentes uns com os outros, isto é, somos seres sociais por natureza. No entanto, sabemos que muitas pessoas não gostam de estar solteiras. Aparentemente, há um componente genético que explica o porquê alguns se sentem mais confortáveis em um estado de solidão…
Como uma crise afeta um relacionamento
Como uma crise afeta um relacionamento
Relacionamentos são feitos de altos e baixos. Brigas, discussões e estresses fazem parte da vida a dois, independentemente da fase em que o casal se encontra. É normal que, no dia a dia, nos deparemos com questões que nos incomodam e tirem a calma. Às vezes, sob pressão, acabamos deixando que os problemas acumulados de diversas instâncias da vida afetem o relacionamento…
Relacionamento familiar
Como conviver em harmonia
Com tanta tecnologia ao alcance das pessoas e com a rotina conturbada no trabalho ou na escola, a harmonia no relacionamento familiar está ficando cada vez mais rara. Pais e filhos moram na mesma casa, mas vivem ilhados, não se relacionam ou interagem entre si e pouco se comunicam…

Traição

Como lidar com uma traição
Como lidar com uma traição?
A descoberta de uma traição é capaz de transformar qualquer relacionamento amoroso, seja namoro ou casamento. A vida do casal pode mudar para melhor ou piorar consideravelmente, mas com certeza nunca mais será a mesma. Por isso, é importante não cair em estado de negação e encarar os fatos de frente para conseguir resolver a situação…
Ciúme Saudável
Existe o ciúme saudável? Você sabe identificar qual?
O ciúme geralmente é visto como um aspecto negativo em qualquer tipo de relacionamento. Seja o ciúme em uma relação amorosa, seja no convívio entre amigos ou mesmo entre pais e filhos, esse sentimento costuma aparecer sempre em algum momento da vida, mas às vezes ele não é ruim. Existem determinadas situações…
Terminei um relacionamento de muitos anos: o que fazer agora
Terminei um relacionamento de muitos anos: o que fazer agora
Nunca é fácil quando um relacionamento que durou muito tempo termina. Seja um casamento ou um namoro, dar fim a uma relação depois de alguns anos geralmente vira o nosso mundo de cabeça para baixo e desperta uma série de sentimentos novos – tanto bons quanto ruins…
Por que as separações são sempre tão difíceis?
Por que as separações são sempre tão difíceis?
Tomar a iniciativa de terminar um relacionamento é uma das coisas mais difíceis que se pode pensar em fazer. Afinal de contas, há uma história construída a dois, que envolve afeto, patrimônio e, quase sempre, filhos. Mesmo assim, a pergunta que fica é: por que as separações são sempre tão difíceis? Uma das possíveis respostas é porque a sensação de estar separado não é confortável…

Psicólogos que realizam atendimento de Terapia de Casal.

Psicóloga Joseni Santos
Psicóloga Joseni Santos

Leia também

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.